•  
 
 
 
 
Compreende oito bibliotecas cada qual correspondente a campos específicos do conhecimento. As bibliotecas prestam serviços aos cursos de graduação e pós-graduação ministrados na faculdade, além de atender a comunidade externa, somente com consulta local.

Tem como missão dar suporte informacional às atividades educacionais e científicas da faculdade, atender às necessidades dos cursos e demais atividades da universidade, promovendo a disseminação do conhecimento. Os objetivos do sistema de bibliotecas estão focados em apoiar toda a comunidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, propiciando o acesso ao conhecimento, promovendo por meio dos produtos e serviços oferecidos, acesso a informação de qualidade. Tem como objetivos específicos: 

- Atender a comunidade de docentes, alunos, colaboradores e ainda ser utilizada pela comunidade geral, observada as exigências contidas deste documento;
- Servir de apoio ao ensino, pesquisa e extensão, fornecendo informações de grande valor agregado aos usuários através dos serviços prestados;
- Divulgar os produtos e serviços oferecidos;
- Ajustar-se as necessidades informacionais dos usuários visando sua satisfação.

Visando a disseminação dos serviços oferecidos e adequação dos procedimentos da biblioteca, este manual visa informar toda a comunidade quanto as regras e procedimentos utilizados, bem como a disponibilidade de recursos e serviços disponíveis para utilização do sistema de bibliotecas.

Acervo

O acervo das bibliotecas é composto de obras em vários suportes, nos quais podem ser chamados de materiais convencionais: livros nacionais e internacionais (técnicos e literários), dicionários, enciclopédias e normas técnicas; materiais não convencionais/literatura cinzenta: monografias, dissertações, teses, anais de congressos, apostilas, publicações seriadas: periódicos nacionais e internacionais ligadas às áreas do conhecimento da faculdade e também de assuntos gerais, jornais; multimídias: Cd-rom, DVD, fitas VHS, fitas k7.

Nossos produtos e serviços estão disponíveis na página do Grupo Polis Educacional na área biblioteca. O catálogo de livros (livros, dicionários, apostilas, anais de congresso, seminários, atlas, enciclopédias) está disponível para consulta on-line na página http://www.seufuturonapratica.com.br, na qual poderá ser consultada através de terminais de consulta da biblioteca e pela internet de casa. Para busca, deve-se adotar as seguintes opções: AUTOR, TÍTULO E ASSUNTO. A obra de interesse, identificada no sistema, deverá ser solicitada no balcão de atendimento para efetivação do empréstimo.

O acervo da biblioteca está em constante atualização, pois sempre ocorre requisição de compra, doações e permutas. Ressalta-se que as sugestões de compra e permutas apresentadas pelos usuários deverão ser analisadas pelo coordenador de cada curso para a priorização dos itens, tendo em vista que o material deverá se adequar aos assuntos do acervo, ou seja, pela área de especialização do acervo da biblioteca.

As doações à biblioteca serão aceitas a partir de uma seleção, e o material tem que estar de acordo com o acervo, ou seja, sua temática deve se enquadrar com os assuntos do acervo. Além disso, o material deve estar bem conservado, aparentemente em perfeito estado para que este não comprometa os materiais inseridos no acervo.

Serviços

- Acesso à Internet (destinada para finalidades pedagógicas);
- Atendimento personalizado e individual;
- Consultas bibliográficas;
- Catálogos manuais para consulta no balcão;
- Disseminação de informações de grande valor agregado;
- Divulgação de lista de novas aquisições;
- Empréstimo domiciliar, renovação;
- Empréstimos entre bibliotecas afiliadas (UNICAMP, MAX PLANCK, OPEC, POLICAMP);
- Listagens de novas aquisições;
- Listagens de disseminação de TCC, DVD, CD e VHS;
- Listagens dos periódicos por título.
- Orientação nas bases de dados disponíveis;
- Orientação para Normalização de Trabalhos Acadêmicos conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;
- Orientação ao usuário no uso dos recursos informacionais;
- Orientação ao usuário na editoração técnica de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT;
- Serviço de Comutação Bibliográfica – COMUT;

Usuários

As bibliotecas oferecem a comunidade de usuários além da consulta aos materiais no acervo, o direito a empréstimo domiciliar. No entanto, os serviços de empréstimos são facultados somente aos acadêmicos vinculados a Instituição tais como graduandos, pós-graduandos, docentes, colaboradores e aos vinculados ao programa Terceira Idade. A biblioteca também é aberta ao público em geral para consulta local de acordo com a portaria D-FAJ N. 006/2007.

Visando a inclusão social da comunidade, a biblioteca iniciou um projeto no qual disponibiliza para alunos da terceira idade, as terças, quartas e quintas no período das 14h as 16h a consulta ao acervo, além de liberar empréstimos no período de sete dias, com limite de 3 (três) materiais. Estes alunos deverão solicitar na secretaria da faculdade informando que faz parte do projeto da Terceira Idade, o atestado de matrícula, para que seja apresentado na biblioteca para efetuar empréstimos. No entanto, esses alunos estarão sujeitos ao cumprimento do Manual de Utilização de Bibliotecas, visando penalidades ao não cumprimento das regras.

Todos os alunos matriculados regularmente, docentes e colaboradores são automaticamente inscritos na biblioteca. Uma vez finalizado o vínculo com a faculdade, o usuário também é automaticamente removido. 

O usuário poderá ter a inscrição cancelada nos seguintes casos:

- Se não cumprir as regras exigidas pela biblioteca;
- Se causar danos à biblioteca ou ao seu acervo;
- Se proceder de forma não civilizada com os funcionários e demais usuários.

Circulação de obras

É indispensável a apresentação do cartão de identificação para a circulação de publicações. Todas as bibliografias citadas no projeto pedagógico, básicas ou complementares, possuem um exemplar não circulante, disponível apenas para consultas nos ambientes da biblioteca.

Empréstimos

O empréstimo aos usuários é realizado mediante a apresentação do cartão de identificação. O cartão de identificação do usuário é estritamente pessoal e intransferível, sendo terminantemente proibido o empréstimo de material bibliográfico em nome de outro usuário.

A retirada, renovação e devolução de material bibliográfico serão possíveis somente depois de realizado o seu processamento no balcão de empréstimo.

O número de obras permitidas para empréstimo é no máximo 3 (três) unidades. O prazo para empréstimo é de 7 (sete) dias corridos para qualquer tipo de material, exceto os últimos fascículos dos periódicos que não saem para empréstimo, somente consulta.

Por necessidade de serviço interno, a biblioteca poderá solicitar a devolução das obras antes do término do prazo estipulado.

Vencido o prazo de empréstimo, o material poderá ser renovado desde que não tenha sido reservado por outro usuário. A renovação poderá ser realizada tantas vezes forem necessárias, desde que a obra não tenha sido reservada ou que o material não tenha sido requisitado pelos os alunos devido a época de provas. Ao término do período de empréstimo, o exemplar deverá ser devolvido à biblioteca.

As reservas de obras sob empréstimo poderão ser feitas através do Balcão de Atendimento e será observada a ordem cronológica das reservas. A publicação ficará à disposição de quem a reservou pelo prazo de 24 horas, a contar da data de sua devolução à biblioteca. O não comparecimento passará o direito ao próximo usuário da reserva. Não será permitida a reserva da obra por quem os tenha ainda sob empréstimo.

Consulta

Podem ser utilizados somente para consulta local os periódicos mais atuais, enciclopédias mais requisitadas, dicionários mais requisitados, códigos de direito, RTs e exemplares de consulta. Ressaltamos que todas as obras do acervo que possuem mais de 1 (um) exemplar, existe sempre 1 (uma) obra que não é circulante (categorizado como “exemplar 1”) no qual é destinado ao uso emergencial dos usuários. Esses exemplares não podem sair do ambiente acadêmico.

Os materiais utilizados para consulta local, excepcionalmente, poderão ser retirados mediante registro no Balcão de Atendimento desde que algum documento com foto seja deixado na biblioteca. Após sua devolução o documento será devolvido.

Penalidades e Multas

As obras emprestadas pelo usuário ficam sob sua inteira responsabilidade e o usuário responderá pelos danos ou perdas que ocorrerem enquanto estiver em seu poder.  

Se o prazo para devolução de materiais emprestados não for respeitado, será aplicada multa de R$ 1,00 (um real) por dia de atraso e por número de obras emprestadas. Domingos, Feriados e Recessos Escolares são considerados na contagem de dias para devolução e nas cobranças de multas. Após o vencimento da multa, que é na data de emissão da mesma será gerado juros de 2% ao mês e 1% para cada dia de atraso. 

No caso de exemplares destinados a consulta local, a não devolução na data retirada, acarretará a multa de R$ 10,00 por dia de atraso e pelo número de obras consultadas. O usuário que permanecer com débito, ficará suspenso a outros empréstimos até quitação integral do valor devido.

Aos alunos com atrasos superiores à 10 dias em relação a data prevista para a devolução dos exemplares retirados serão implementadas as seguintes penalidades:

- Pagamento de multa relativa aos dias em atraso;
- Pagamento de taxa adicional, equivalente à 2 (duas) vezes o valor de tabela do exemplar retirado. (Vide Portaria Anexa D-FAJ n°004/2007).

Em caso de faltas graves cometidas pelos usuários na Biblioteca ou em prejuízo de seu patrimônio, o(a) bibliotecário(a) comunicará o fato à Diretoria para adotar as medidas disciplinares cabíveis.

No final de cada semestre letivo, a biblioteca fornecerá a Secretaria de Alunos e à Tesouraria uma relação dos formandos com situação irregular com a biblioteca. Os alunos de graduação e pós-graduação em débito com a biblioteca não receberão a documentação referente a transferências, certificados, entre outros, assim como ficarão impedidos de efetuar matrícula e colar grau, até que os débitos sejam quitados, com a aprovação da Diretoria.

Empréstimo de Obras

Para empréstimo entre bibliotecas, serão atendidos somente os pedidos de instituições e usuários, cujas bibliotecas estiverem credenciadas junto à biblioteca do Grupo Polis Educacional.

O solicitante deve preencher formulário de solicitação disponível no setor de atendimento de cada biblioteca. O prazo para recebimento da publicação é estabelecido pelas bibliotecas de acordo com o material e disponibilidade de envio. O prazo de devolução é o mesmo previsto para as publicações emprestadas na biblioteca de origem do solicitante, porém, devido a necessidade de locomoção da publicação, prevê-se a devolução num prazo de até 24 horas posterior à previsão da devolução.

Perdas e Extravios

O usuário é responsável pela preservação das publicações consultadas e/ou retiradas. O usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico é obrigado a ressarcir a biblioteca mediante a reposição de obra idêntica, num prazo de 15 dias.

No caso do material encontrar-se comprovadamente esgotado, o usuário deverá indenizar a biblioteca com o pagamento do valor atualizado correspondente à obra extraviada ou danificada, acrescido das despesas com a sua aquisição, ou substituí-la por material de igual valor e interesse, indicado pelo Coordenador do curso ou biblioteca.

No caso de obra estrangeira, será utilizado o valor do dólar da data da aquisição, atualizado pelo câmbio do dia do pagamento, convertido em real.

A não reposição da obra extraviada ou danificada implicará no cancelamento definitivo da inscrição do usuário na biblioteca e a comunicação da ocorrência à Diretoria da Faculdade, para providências legais pertinentes.

Critérios para encaminhamento de TCC

Todos os Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC são entregues ao professor responsável ou ao núcleo de estágio que encaminha à biblioteca uma cópia do trabalho que obteve conceito igual ou superior a 9,0 (nove) nos quais devem obedecer as normas e aos padrões mínimos de apresentação de trabalhos acadêmicos.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser redigido eletronicamente utilizando-se de um software de editor de textos e obedecer às normas da ABNT abaixo:

1. NBR 6023 – Referências
2. NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de documento escrito
3. NBR 6027 - Sumário
4. NBR 6028 – Resumo
5. NBR 10520 – Citações em documentos
6. NBR 12225 – Lombada
7. NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos

Para o encaminhamento à biblioteca é necessário que o Termo de Autorização seja assinado pelo professor e pelo aluno em três vias, sendo que uma deverá ser entregue à biblioteca juntamente com o exemplar do TCC. O formulário poderá ser requisitado pessoalmente na biblioteca ou através de e-mail.

Os TCC’s serão adicionados ao acervo, ficando disponíveis somente para consulta nos recintos da biblioteca.

Reprografias

Antes de copiar ou xerocar qualquer material do acervo da biblioteca o usuário deverá observar as seguintes leis: 

Lei 9609 de 12/09/1998 – Dispõe sobre a proteção de propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no país, define as garantias dos usuários e dá outras providências. Art. 6 “Não constitui ofensa aos direitos autorais: a reprodução, em um só exemplar, de cópia legitimamente adquirida, desde que se destine a cópia de salvaguarda ou armazenamento eletrônico, hipótese em que o exemplar original servirá de salvaguarda”. 

Lei 9610 de 19/02/1998 – Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Art. 46 “Não constitui ofensa aos direitos autorais a reprodução, em um só exemplar, de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro”. 

Comportamento

- Manter a ordem das mesas e cadeiras disponíveis e o silêncio nas áreas de estudo e pesquisa; 
- Não fumar ou alimentar-se nos recintos das bibliotecas; 
- Observar o regulamento do sistema de bibliotecas; 
- Utilizar os computadores somente para fins pedagógicos; 
- Silêncio no ambiente; 
- Zelar pela conservação das publicações disponíveis no acervo.


A NÃO OBSERVAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS ACIMA ESTÁ SUJEITA À PENALIDADES.


Horário de funcionamento

- Segunda a Sexta-Feira – 13h30 às 22h30
- Sábado – 08h às 12h

Disposições finais

Os casos não previstos neste documento serão resolvidos pelos(as) bibliotecários(as) e, em casos excepcionais, pela Diretoria da Instituição.


 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco